Sunday, September 14, 2008

Festival da Lua

O Festival da Lua é popular por todo leste asiático. Nele é celebrado a abundância das plantacões e a  união das pessoas. Na China, o festival é comemorado há 3.000 anos, desde a Dinastia Zhou. Na Malásia e em Singapura o feriado também é chamado de Festival das Lanternas ou “Mooncake festival”.

O Festival da Lua acontece no 15o dia do 8o mês lunar do calendário chinês (normalmente em meados de setembro no calendário gregoriano), que coincide com o eqüinocio de outono do calendário solar. Esse é o momento ideal, quando a lua está cheia e em s
eu maior esplendor, para comemorar a colheita do verão. A comida tradicional do festival é o mooncake (foto à direita), que tem muitas variedades. Pode ser doce ou salgado, fresco ou como esse da foto que é industrializado e deve ter ficado no supermercado por diaaaas. Experimentei dois: um com nozes e um recheio clarinho e outro com pasta de feijão. Razoáveis. Não muito doces, ao contrário dos outros doces que vendem por aqui. Eles estão por toda parte. Semelhante aos ovos de páscoa em abril.

Tradicionalmente, os chineses comemoram esse feriado com a família e amigos que se reúnem para admirar a lua cheia, comer mooncake e pomelos. Outros hábitos desse dia são:
-Comer mooncake ao ar livre sob o luar
-Colocar casca de pomelo na cabeça dos amigos, como chapéu
-Passear com lanternas acesas
-Acender incenso em referência a divindades incluindo Chang’e
-Plantar árvores de meados de outono
-Colher folhas de dandelion e distribui-las entre familiares
-Acender lanternas empilhadas, formando torres
-Desfilar a dança do dragão (ok, a tradução ficou péssima! Parece musica de funk...)

Enquanto muitos ocidentais falam sobre “o homem na lua”, os chineses falam sobre “a mulher na lua”. A história do dia em que Chang’e levitou para a lua, familiar para a maioria dos chineses, é um dos assuntos preferids entre os poetas. Diferente
 de muitas divindades lunares em outras culturas em que a lua é personificada, Chang’e vive na lua. O folclore leva Houyi e Chang’e a 2179 A.C., durante o reinado do Imperador Yao, logo depois do reinado de Huang Di.

Existem muitas adaptações para a lenda de Chang’e da mitologia chinesa.

Li todas as que listam no wikipedia e resolvi mistura-las formando uma mais bonita. (Para terror dos tradutores de plantão eu estou reescrevendo a lenda!)

Era uma vez, um rapaz arqueiro muito famoso. Ele se chamava Houyi. Naquela época, haviam 10 sóis que alternavam a volta pela terra. Um dia os dez resolveram aparecer ao mesmo tempo. A Terra ficou muito quente e todos os humanos estav
am morrendo. Houyi, então, flechou nove sóis deixando apenas um para que a Terra fosse aquecida e iluminada. O Imperador dos Imortais ficou muito satisfeito com o serviço de Houyi e lhe deu um elixir da vida eterna. Como Houyi amava muito a esposa, Chang’e, e não queria se separar dela, ele pediu que ela guardasse o eilixir.
Um dos aprendizes de Houyi, Peng ficou sabendo da historia e decidiu roubar o elixir. Peng se fingiu doente para não ir caçar com Houyi e os outros aprendizes e quando todos tinham partido para a floresta ele invadiu a casa de Houyi e Chang’e. Sabendo que não conseguiria lutar contra Peng, e não querendo que o malvado aprendiz virasse imortal Chang’e engoliu o elixir. Ela percebeu que estava flutuando pra cada vez mais alto. Ainda segurou um coelho no desespero, mas acabou flutuando até a lua, onde conseguiu pousar. Houyi chegou a ver sua esposa flutuando, mas não teve coragem de flecha-la para que ela não flutuasse mais.

Pronto. Assim fica uma historinha bonita, com mocinho, mocinha, bandido e ainda explica o desenho do coelho que vemos na lua. No equinócio de outono a lua está em seu maior brilho e é quando podemos melhor observar o coelho que faz companhia à deusa. (a Chang’e mesmo deve estar do outro lado da lua, sei lá....



Esse ano, o festival acontencerá na próxima segunda-feira. O professor disse sentir muito por não estarmos com nossas famílias para comemorar o feriado.
snif snif

12 comments:

Anonymous said...

hummmm parece gostoso esse ´bolinho´!!!
bjssssssss
A (unica e verdadeira)Tia Predileta!!!!!

Marilda said...

Marcinha, conte para ela (a que acha que é tia predileta) quem foi a tia que ganhou da querida sobrinha um almoço de 200 dólares!
só para fazer veneno...

Unknown said...

Filha
Estaremos todos com você no Mooncake Festival. Em pensamento, em espiríto e através do seu delicioso blog.
Te amo, querida!

Anonymous said...

hahahahahahhaha
tia fajuta Marilda, se for pelo financeiro voce dança mesmo !!!!!
A titia Predileta e UNICA Verdadeira

Unknown said...

Atenção Tias Prediletas. Vamos parar de ficar atirando pedras nesse blog. Atirem Mooncakes.

Grande estorinha, Marcinha. Só assim poderemos saber um pouquinho da China, e não ficar apenas no conhecimento dos ChopSuey da vida.

O honorável Tio MAAAAAAAIS que predileto.

Anonymous said...

Fora a briga por titulos e o mooncake de feijao estou me deliciando como seu Blog. . .sem contar com as super aulas de historia e cultura chinesa. . .e cade voce sua bicicletinha? Nao vai alugar uma, quem sabe voce nao deixa de correr o risco de ser atropelada e levar multa na faixa de pedesteres. . . ta demais. . . estou me divertindo a beca. . . amigas da familia tambem vao estar com vc de espirito o dia do Festival da Lua. . . muita luz para voce . . . by the way, nunca vi coelho nenhum na lua, nem com o nosso telescopio poderoso. . .tenha certeza que vou procurar um na proxima Lua cheia, nem que seja so os dentinhos. Beijos querida.

Unknown said...

Eu acho que a gente tem que estar na China pra ver o tal coelho na Lua.

gpupo said...

enfim alguem conseguiu me explicar a historia do coelhinho na lua! obrigada josie!

beju da amiga preferida! ( so para entrar no clima das msgs acima! rsrsr)

Anonymous said...

Nossa, quantas farpas...hahahaha
mas que o bolinho deve ser bom.....hummmm (comentário de gordo pachorrento!).
bjos Jo Zi

Anonymous said...

Dra. Márcia

Vamos deixar de lado o orgulho materno.

Mãe é mãe e é uma só.

Pois quanto nem tu nem ela eram nascidas , a Pearl Buck, prêmio Nobel de Literatura em 19..., escreveu o assunto : A China que eu vi.

E li. Naquele tempo,eu lia muito. Mas entendia pouco. Gregos, filósofos todos, frasistas, só o que sabiam fazer, russ os, cada página trocavam de nomes, franceses,ingleses, o escambau. E, claro, muitos brasileiros.
tempo literário: o tal de Guimarães Rosa nunca me seduziu. Não somos da mesma família, como dizia o Quintana.J á Machado de Assis, sempre atual.

Mas agora vens tu, guria linda, competente,e nos dás uma aula sobre a China, esta que todos querem conhecer. O povo, como se comportam, como se ocupam, o que dizem,o que falam. Coisas banais, diriam eruditos. Mas o que eu e todos os demais entendem perfeitamente. E gostam de ler.

Tu sabes te comunicar escrevendo. E, ao vivo e a cores, provavelmente, deves estar tomando conta do teu pedacinho da China.

E, de graça, e com muito sabor, nos comentando.

Beijão, guria.

Espero que esta chegue.

Tio Berutti

PS: Não comenta com ninguém que não gosto do Guimarães Rosa, inventor de palavras. Fica na tua. Sabes que no meu epitáfio, já encomendado para amigo fiel, vai constar : Morreu sem ter lido Os Sertôes.

Talvez mande acrescentar : Mas leu e babou com as opiniões sobre a China da
Dra. Márcia. Mesmo não estando lá, levou fé e acredita piamente.

Marcie said...

Tio Wepinho se deu bem. Está sem concorrência aqui no blog! hahahaha

Bianca, medo de andar de bicicleta aqui. Ainda não me convenci que é seguro. Não acredito que vc nunca viu o coelho na lua! Pode olhar, a parte escura da lua forma um coelho. dá pra ver o corpo, cabeça e as duas orelhas. (vc tambem, mãe! Pode olhar com atenção.

Josie, como eu sempre, eu trazendo um pouco de cultura pro seu mendorato. hahaha

Rafael, os bolinhos são gostosos mesmo. Mas estou sendo bem moderada. E acho que não dá pra germiná-los...

Tio Beirute,
pode deixar que não conto pra ninguem sobre Guimaraes Rosa. Adorei a visita. Sei que você já tinha vindo antes, mas amei o recado! Bem divertido. Pearl Buck é ótima. Vou pesquisar mais sobre ela.

Beijos a todos

Lice said...

Q habito vc vai fazer??
P;antar arvores???
Te amooo