Thursday, October 30, 2008

Mais tortura

Queridos,

bem lembro que as fotos do resultado das ventosas à vácuo causaram grande espanto. 

E tem mais!

Existe um procedimento de fazer vários pequenas perfurações com um bisturi na área que vai receber a ventosa. Depois deixa-se o vácuo agir por aproximadamente 10 minutos. Serve para estagnação de Qi e sangue. Grande sucesso na clínica. Dra Zhu, que aparece na foto, disse que muitos atletas utilizam a técnica após injúria muscular. Os pacientes disseram que não dói... muito.


A paciente da foto foi minha primeira paciente aqui. Eu já tinha colocado as ventosas nela e essa semana ela disse à Dra Zhu que eu podia agulhá-la. Yayyyyy! Já consigo colocar as ventosas direitinho. Levei bronca por que colocava muito leve, depois muito forte, mas agora peguei a mão. E, feliz, fico colocando ventosas nos pacientes pela manhã.

Agora já estamos agulhando bastante paciente. Já agulhava no Brasil, mas lá (aí para alguns) usamos um aplicador (um tubinho de plástico) que facilita muito o trabalho. Aqui não tem moleza! E é muito mais dificil manipular uma agulha filiforme do que se imagina. Por que a agulha é molenga e dobra com facilidade. Os professores mandaram a gente praticar em um tijolinho de papel. Resultado após 3 dias de prática: bolha do dedão e cãimbra do antebraço. Surreal. Mas não desisto. Já sinto mais firmeza.

Hoje tivemos mais uma prova.
Fico impressionada como o pessoal cola! Gente já de idade, diversas formações acadêmicas e colando que nem um bando de criança. Ok, chega a ser engraçado...

Beijos

9 comments:

Unknown said...

Bizaaaaaaaaarro!!!
Isso vc não vai treinar em mim!!!
Bjo
Saudades

Unknown said...

Aquele líquido dentro da ventosa, que mais parece o famoso ponche, é sangue misturado com alguma coisa?

Quanto às agulhas é melhor você treinar com aquela agulha de maquina de costura nº 18, que é boa também para fixar quadros em paredes.

beijin

Anonymous said...

Afe! Socorro! Isso eu não faço, mas não vejo a hora de vc voltar para me dar umas agulhadas. Treine bastante. Faça bastante bolhas. e volte logo! Bj, Lu

gpupo said...

"várias pequenas perfurações com bisturi" ... acho q seriam umas 3298748293 perfuracoes pequenas p causar este sangramento todo!
po! os chinas continuam c a tecnica da flebotomia/sangria como a panaceia de todos os males???? hum... to preferindo a medicina ocidental nao-invasiva mesmo... rsrsr

Unknown said...

Ok, Ok.....
pode fazer isso em mim, mas trate de colocar as ventosas no abdome, e o líquido que preencherá as ventosas será amarelinho, cheio de grumos....
só assim, não precisarei entrar na faca da Pupo!!! hahaha
E quanto à cola, qual o problema?!!!?!?! me senti atingido pelo comentário ofensivo.
bjossss

Anonymous said...

Acho que os nazistas usavam método semelhante, mas com objetivo diverso.
Ainda bem que não sou chinês.

Beijão

Anonymous said...

Nossa!
É um mix de ventosa com sangria?

Será que usam agulhas porque comem as sanguessugas? Eles têm uns hábitos alimentares um tanto estranhos, né?

Com as vetosas, eles drenam linfa e excesso de líquido intercelular...´não será suficiente? A intenção seria estimular a medula - sistema hematopoiético, renovando,assim, as células sanguíneas e melhorando a imunidade?
Qual a explicação médica (ocidental)- se é que tem - para essa terapia? Fiquei curiosa...
Elas são aplicadas só em pacientes com hemocromatose,policitemia...ou seja, com as mesmas doenças indicadas para sangria?

Ok, ok, tb acredito na existência e, conseguente tratamento dos meridianos, viu?

Bjs

Naninha

Anonymous said...

MARCIE....

ISSO ´E SANGUE????
\
TA BOM VAI, AS AGULHAS DOBRANDO E ETC, ACEITO MAS, ESSE POTINHOS FOQUERENTOS NAO QUERO!

BJS, E ME AGUARDE, HONEY!

FECA

Bruna said...

MEDO!!!!!