Friday, October 17, 2008

Dia-a-dia

Algumas observações do dia-a-dia:

-o pessoal fala alto. Bem alto. Duas pessoas podem estar uma ao lado da outra e ainda assim elas berram. Curioso é que aprendemos diversos pontos para tratar surdez... Fica a dúvida se eles são surdos por que berram ou se berram por que são surdos...

-espaço individual não existe. Ok, eu já tinha falado sobre isso, mas ainda é gritante. Algumas vezes no elevador entramos vários coleguinhas de turma e alguns ficam de for a por que o elevador já está cheio. Daí paramos em algum andar mais abaixo e entram mais uns 4 ou 5 chineses no, até então, elevador lotado. Isso quando não entram com bicicletas…

-fumar, assim como cuspir no chão, é esporte nacional. Eles inclusive fumam durante a refeição, dentro do elevador... No metrô é proibido (ufa!)

-logo em seguida na lista de esportes populares vem a encarada a estrangeiros (lao wai). Mas percebi que não posso reclamar muito porque o pessoal da Finlândia (muito loiros e broncos) são beeeeeem mais encarados. Tem vezes até que os chineses abrem um espaço em volta deles (glória…). Vi uma chinesinha correndo e chorando quando viu um dos rapazes. Ele nem é feio…

-nos restaurantes, os garçons sempre cumprimentam que entra. Até então tudo normal, mas é muito comum eles dizerem ”good morning” independente da hora que se chega ao restaurante. Engraçado nas primeiras vezes responder uns 10 ”good morning, good morning, good morning...“ às 9 da noite...

-toda vez que eles falam números, tem um gesto que acompanha o movimento. To ficando craque!!!
Foto: Wikipedia

-não lembro a ultima vez que usei garfo.

-as mulheres aqui são extremamente infantis no modo de se vestir. Roupas com estampa de hello kitty é um must have! Também é possível ver muitas senhoras com estampas infantis... Tic-tac no cabelo, fru-frus, chuquinhas, tudo bem comum. Os rapazes são mais comedidos. Mas de vez em quando vejo uns tênis coloridos, dourados, com lantejoulas...

-os camelôs aqui vendem muito: DVD pirata por 5 kuai (1,60 reais), castanha assada, colares, elástico de cabelo. Aqui perto do dorm tem um indiano vendendo suco de cana. Nos finais de semana tem gente vendendo siri e até cobras! Quando a policia passa todo mundo recolhe as mercadorias e finge que estão só papeando.

-no elevador, os chineses ficam com o dedo apoiado no botão de fechar portas. Saiu alguém, eles correm para apertar o botão. E olha que nem demora pra porta fechar. Muito comum tomar portada de elevador... Sempre digo que devemos ter cuidado para não ser atropelado por caminhões, ônibus, carros, motos, bicicletas, chineses e porta do elevador.

-a sinceridade reina. Já ouvi duas vezes: “You are so preety, but you are fat”. Tem que rir e agradecer. Normalmente agradeço no terceiro tom do mandarim... fica um “Thank you?”

-o chão de restaurantes chineses são bem nojentos por que alem de cuspir os ossos nas mesas, eles também cospem no chão. 

-mais uma de elevador, que também acontece no metrô e eu já comentei... quando o elevador está chegando no andar que nós estamos, os chineses começam a acumular na porta. Daí quando abre fica aquela muvuca de gente querendo entrar e gente querendo sair.


-fazendo compras no mercado, as pessoas vem até a mim, olhar na cesta o que estou comprando.


-andar de pijamas pelas ruas é super comum. Não só pra ir a loja de conveniência... o pessoal vai jantar de pijama também. Foi hilário ser encarada por um senhor de pijamas carregando uma pasta social.



Algumas observações feitas pelos meus coleguinhas, que eu não percebi:

-poluição sonora de carros/buzinas
-poeira na rua
-cheiro ruim na cidade

5 comments:

Anonymous said...

Fiquei curiosa, pelo que me lembro, em guarani os gestos com os numeros são muito parecidos se nao iguais.......o 5 e o 10 são a mesma coisa.....Pena seu avô não estar mais aqui para saber se o resto tambem é igual......quem sera que aprendeu com quem???

bjs
Titia Predileta

Unknown said...

AMEI AMEI AMEI!!!!

Este post esta SENSACIONALLLLLL!!!

Amo voce!!!

Bjs,
Mari

gpupo said...

adorei os comentarios!!!!!!!!

mas ... jk... cá p nós, eita povinho sem noção! Qdo eles vierem c a sincera delicadeza que lhes eh pertinente nao agradeça c sorriso nao! Joselitos! Sabe q se fosse eu já diria: Mas sendo gorda eu emagreço... e vc "lindão" faz o q??? tem q nascer de novo p ver se melhora! ... se te acharem grossa, diga que eh assim q funciona no brasil!

HUmpf

pupelita indignada

Unknown said...

A-DO-RO posts como esse, com informações sobre a cultura deles.
Seu estilo "patronizing" os costumes deles é ótimo.
So English!
Você é linda, filha. Se te disserem que você está gorda, sorria angelicamente e responda: "gorda é a mamãe!"

Anonymous said...

Marcinha,

Em "mais de elevador..." vi a linha 2 do Metrô Rio em horário de rush. Igualzinho...

Cá prá nós, quando a sinceridade reinar, que tal xingar na língua mãe, mas sem esquecer do sorriso, hein?

Bjs

Naninha