Sunday, December 14, 2008

Shanghai-Suzhou-Pequim-Shanghai

Ai pessoal,
Enrolei bastante nesses ultimos dias aqui no blog, eu sei! Sorry...

Alguns dias não tinha internet, outros estava cansada demais pra escrever…

Depois de Guilin viemos a Shanghai pegar umas cartas de recomendação que pedi a dois professores para eu colocar no meu currículo. Não estava me sentindo muito bem no final do dia e tive que cancelar o jantar com meus coleguinhas de turma.

Daí no dia seguinte fomos a Suzhou, conhecida como Veneza do Oriente. Fica a 35 minutos de trem de Shanghai. Quando chegamos lá (as 3 da tarde) compramos o bilhete de volta as 6:45pm. Seguimos para os Jardins do Imperador Humilde. Bem furada... como disse a Fê: um Ibirapuera chinês. Um parque e nada mais. Bonito, mas cadê Veneza? Depois de ficar viajando muito, o nível de exigência aumenta um pouco. Já a inteligência continua em baixa: não tínhamos levado o guia! Foi o maior perrengue finalmente chegar à parte da cidade onde tem os canais que servem de rua. A Fê comprou um baralho que tinha umas fotos da cidade e com um mapa na mão e com as cartas de baralho com foto dos canais na outra conseguiu com que uma chinesinha apontasse no mapa onde queríamos ir.

Finalmente chegamos aos canais, realmente é lindo! Já estava escurecendo e as lanternas acesas nas laterais das casas dá um charme bem chinês à área. Andamos um pouquinho e era hora de voltar. Ainda no trem, bem perto da estação de Shanghai, há um pronunciamento qualquer no auto-falante e os chineses começam a bufar. Estamos parados bem perto da plataforma, mas as portas não abrem e ninguém se mexe. Num misto de mímica, chinglish e com a ajuda do meu dicionário no celular, descobrimos que o trem ia ficar parado por 20 minutos. Ok, sem problemas. Esses minutos renderam numa conversa profunda com os chineses do nosso lado que não falavam inglês. Dá pra imaginar o papo? A única coisa que entendi que eles perguntaram era de onde nós éramos. Falei Brasil e veio a resposta: Kaká! Sim, Kaká, que agora é a referência Brasil na China.

Dia 12 voltamos a Pequim. Tinha combinado com a Fê de ficar num hotel super lindão ao lado da grande muralha. Pegamos o táxi pra ir ao hotel, liguei pra lá e passei o telefone pro taxista entender onde queríamos ir. E começou a viagem. Longe pacas! E tome de subir montanha. Até que num momento soltei:

-Fê, aquilo é neve?

Sim, bem do nosso lado! Neve. Foi uma ótima surpresa. E ainda subimos bastante a montanha. Quando chegamos mesmo no hotel, estava tudo coberto de neve. Lindo demais. Óbvio que as “mongols” ficaram brincando na neve. Foi a melhor surpresa da viagem. Passamos um dia lá no paraíso. Tudo bem que perfeito mesmo seria se a Fê se transformasse em um homem moreno alto, lindo e rico, mas a companhia dela também foi ótima!

Obrigada por ter vindo Fê. Adorei nossos papos em português, as descobertas pela China, as gororobas que tivemos que comer. Fora que seus comentários completamente nonsense animam o dia!

No comments: