Tuesday, December 9, 2008

Pequim, 05 de dezembro

Acordamos cedo e fomos encontrar com nosso grupo pra fazer o tour pela Cidade proibida. Arranjei esse tour pela internet. Tínhamos que nos encontrar com o pessoal na Praça da Paz Celestial as 8:50 da manhã. Muito frio. -10oC. A praça é enorme. Os chineses ficaram até escassos no meio daquela grandiosidade toda. Aqui, mais uma vez, os números com seus significados aparecem. O número nove tem a mesma pronúncia de “para sempre” e, por ser ímpar é um número yang, masculino, associado ao imperador. O número de gárgulas nas quinas dos telhados são em 9, o número de cômodos: 9.999! E como 9 vezes 9 é a reafirmação do 9, as portas são decoradas com 81 cravos de latão.




As construções são todas de madeira, sem nenhum prego. Tudo no encaixe, o que monta um rendilhado de madeira lindo. Espalhado pela Cidade Proibida tem uns caldeirões que estavam sempre cheios de água pro caso de alguma parte pegar fogo. Na sala do imperador, tinha uma pedra redonda enorme bem em cima do trono e dizia-se que se a pessoa que sentasse no trono não fosse realmente o imperador, a pedra cairia lá de cima. Tudo muito bonito.

A guia ainda nos contou como eram os casamentos, que o imperador tinha várias concubinas e que essas concubinas tentavam conquistar os coitados dos eunucos pra conseguir favores (e tempo) com o imperador.
No final do passeio, pedimos pra guia cancelar nosso tour da tarde por que o frio estava insuportável. Não dava pra ficar andando pela rua.

Fomos almoçar e fizemos hora em algumas lojas e partimos pro mercado noturno de Wangfujing. É lá que tem os espetinhos zoados. Não tinha de escorpião. Fiquei pensando se não é a temporada... Mas tinha outras delícias. Compramos um de casulo de bicho de seda. Bonitinho por fora, parecia inocente. Mas quando a gente morde, vem um creminho que é a coisa mais nojenta do universo. Não preciso dizer que não comemos o resto do espetinho... NO-JEN-TO.


Quero desejar as boas vindas aos “perdigudos”, coleguinhas da Fê.

Aliás quero deixar aqui registrado que a Fernanda não tem mais aquela risada asmática que lhe era característica! Assim não dá!

5 comments:

Anonymous said...

Deve ser o frio, voltando pra cá a risada volta.....

bjs
Titia Predileta

gpupo said...

nao é possivel!
acho q foi a fernanda errada q foi p aí!

Let's read one book ♥ said...

hehehehehe
Creminho????
Casulo???
Fê, aqui tem Cordon Bleu recheado, waiting for you!!!!
Saudades Fê!!
Amiga Marcie, prazer em conhecer..
=) Boa viage meninas

Let's read one book ♥ said...

Faltou um 'm' no meu post
foi a emoção

Bruna said...

menina, sem risada não é a Fê!!!!