Sunday, November 23, 2008

Grilos de briga

O equivalente chinês das rinhas de galo (proibidas no Brasil, permitidas no México) são as brigas de grilos, que reúnem torcedores fanáticos ao redor dos pequenos insetos. Os animais também são apreciados pelo som que emitem e muitos chineses os mantêm em casa em pequenas gaiolas ou caixas.

O verão é a estação em que os grilos aparecem. Portanto, a "temporada de lutas" vai de 8 de setembro a 23 de outubro. As apostas a dinheiro são proibidas. É comum amigos criarem os insetos para que briguem entre si. A tática dos treinadores é deixarem os grilos combatentes por um longo período de jejum, e o prêmio do vencedor é poder devorar o oponente.

Mas o som que os grilos e gafanhotos emitem é a principal razão para sua popularidade. O hábito de carregar grilos em pequenas caixinhas surgiu há cerca de mil anos, durante o império, e sobrevive até os dias de hoje.

Nas feiras que vendem grilos (5 a 20 RMB), gafanhotos e afins, a trilha sonora é o som incessante desses animais. Os compradores chacoalham as pequenas caixas de plástico onde eles são expostos para escolher qual canto preferem. Somente os grilos machos produzem sons e o fazem para atrair as fêmeas para a reprodução. Para tanto, os machos possuem uma série de pelos nas bordas de suas asas, alinhados como pentes, e produzem os sons roçando uma asa contra a outra. Assim cada espécie (existem mais de 900 espécies) produz um canto peculiar que varia com a época do ano e que se torna mais intenso para atrair a fêmea e mais suave quando ela já está presente e se inicia a fase do cortejo.

Outra razão para os chineses terem "grilos de estimação" é a convicção de que eles trazem boa sorte. No filme O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci, o pequeno imperador Pu Yi ganha um grilo de um dos oficiais que fazem reverência a ele. O animalzinho estava em seu bolso e saiu quando o imperador se aproximou.

Mas, como no caso do cachorro, não há uma linha divisória entre os que são animais domésticos e o que é comida. Em muitos lugares, grilos e gafanhotos são comidos fritos. Aliás, assistindo a um programa televisivo recentemente descobri que segurando firmemente o grilo ou gafanhoto pelas pernas e puxando sua cabeça, esta se despreende e trás consigo todo o trato digestivo do animal... O que fica é pura proteína!

Alguém arrisca? Em Pequim tem a feira com os espetinhos de grilo, lagartixa, escorpião... Ainda não decidi qual deles vou experimentar. Vou decidir pelo que me parecer mais apetitoso no dia.


Fotos: Henrik Vänskä  

7 comments:

Unknown said...

Ao que mostram os videos, os insetos parecem crocantes, quando espetados. Parece até aqueles espetos de camarões secos que são vendidos em Salvador.

Cuidado, acho que se você comer vai dar um grito que os chineses vão entender: TOFU!

Anonymous said...

Marcinha,

Devo supor que na China, além do grilo de briga tem o de barriga?

TOFU, digo, tô fora!

Anonymous said...

Aproveitando o fase ´animais´ faça o favor de colocar algo no seu blog sobre o ´leão´ que eram dados de presente aos imperadores.......já te mandei informação sobre isto e sua prima esta ofendida!!!
bjs
Titia

gpupo said...

quero um VIDEO de vc comendo estas especiarias c a fernanda! Foto n vale pq esses programinhas de hj em dia fazem qq milagre... ate fazer parecer q comeu um inseto desses! rsrrs

Anonymous said...

Tia Márcia,
Se vc comer um negócio desses eu corto relações!!!!!!!!!!Fico imaginando o barulho de biscoito crocante
e o creminho que sai!!!!!!!!
eca!!

Anonymous said...

Querida depois que comer uma destas iguarias, so nao vale dizer que tem gosto de frango, que nao vai colar.

Anonymous said...

Primeiro uma cerveja gelada.
Depois que venham os grilinhos salgadinhos.