Thursday, November 27, 2008

Bola da Saúde

A "bola de ferro Baoding" é o primeiro dos "três tesouros" da cidade de Baoding, uma cidade de história milenar da china. A produção da "bola de ferro Baoding" data desde a dinastia Song (960-1127dc.), e na época era um dos componentes da arte marcial Budista. Na dinastia Ming (1368-1644dc) um artesão de armas que vivia em Guan Shi – Qiao, guiado por um sonho celestial, cria e une duas bolas de ferro baseado no conceito do yin/yang: "uma que fala como o dragão e outra que canta como a fênix".

O imperador ficou ansioso ao escutar falar da criação e resolve contratar o artesão de armas para servir à família real e criar "bolas de ferro" somente para a corte. E logo a nova criação era conhecida como "tesouro do palácio". Quando a "bola de ferro" alcançou o mundo de fora ela foi primeiramente utilizado para melhorar a condição física e treinar o temperamento (diminuir a ansiedade, acalmar), propósito pelo qual a bola ainda é utilizada atualmente. Ela é escolhido como aparato para relaxar os músculos e juntas e para a defesa – o tesouro saudável das artes marciais.

Um médico famoso de Baoding, Liu Shuo-Zhen, comprovou a parte funcional das "bolas de ferro de Baoding" e diz: "as bolas soam como sinos relaxantes que responde à natureza e à influência dos cinco dedos, assim exercitando os músculos e ativando a circulação sangüínea. Ela também relaxa os seus cinco órgãos vitais e prolonga a sua vida. Segurando as duas bolas e fazendo movimentos cíclicos em suas palmas, você será capaz de escutar o dragão falar e a fênix cantar". “A sensação é única: é alcançar os imortais e voltar às mais simples sensações dos tempos antigos.” As bolas estimulam também os vários pontos de acupuntura presentes na mão, ativam o sistema central, beneficiam o cérebro, melhoram a memória, aliviam o cansaço e desligam a pessoa das preocupações".

2 comments:

Daniel said...

eu tenho uma dessas, bem legal, ganhei de um ex-funcionario, ele disse que era para eu relaxar mais ehehheh
beijos

Anonymous said...

Marcie, isso funciona mesmo? Eu quero!!! Lu