Algumas observações do dia-a-dia:
-o pessoal fala alto. Bem alto. Duas pessoas podem estar uma ao lado da outra e ainda assim elas berram. Curioso é que aprendemos diversos pontos para tratar surdez... Fica a dúvida se eles são surdos por que berram ou se berram por que são surdos...
-espaço individual não existe. Ok, eu já tinha falado sobre isso, mas ainda é gritante. Algumas vezes no elevador entramos vários coleguinhas de turma e alguns ficam de for a por que o elevador já está cheio. Daí paramos em algum andar mais abaixo e entram mais uns 4 ou 5 chineses no, até então, elevador lotado. Isso quando não entram com bicicletas…
-fumar, assim como cuspir no chão, é esporte nacional. Eles inclusive fumam durante a refeição, dentro do elevador... No metrô é proibido (ufa!)
-logo em seguida na lista de esportes populares vem a encarada a estrangeiros (lao wai). Mas percebi que não posso reclamar muito porque o pessoal da Finlândia (muito loiros e broncos) são beeeeeem mais encarados. Tem vezes até que os chineses abrem um espaço em volta deles (glória…). Vi uma chinesinha correndo e chorando quando viu um dos rapazes. Ele nem é feio…
-nos restaurantes, os garçons sempre cumprimentam que entra. Até então tudo normal, mas é muito comum eles dizerem ”good morning” independente da hora que se chega ao restaurante. Engraçado nas primeiras vezes responder uns 10 ”good morning, good morning, good morning...“ às 9 da noite...
-toda vez que eles falam números, tem um gesto que acompanha o movimento. To ficando craque!!!
-não lembro a ultima vez que usei garfo.
-as mulheres aqui são extremamente infantis no modo de se vestir. Roupas com estampa de hello kitty é um must have! Também é possível ver muitas senhoras com estampas infantis... Tic-tac no cabelo, fru-frus, chuquinhas, tudo bem comum. Os rapazes são mais comedidos. Mas de vez em quando vejo uns tênis coloridos, dourados, com lantejoulas...
-os camelôs aqui vendem muito: DVD pirata por 5 kuai (1,60 reais), castanha assada, colares, elástico de cabelo. Aqui perto do dorm tem um indiano vendendo suco de cana. Nos finais de semana tem gente vendendo siri e até cobras! Quando a policia passa todo mundo recolhe as mercadorias e finge que estão só papeando.
-no elevador, os chineses ficam com o dedo apoiado no botão de fechar portas. Saiu alguém, eles correm para apertar o botão. E olha que nem demora pra porta fechar. Muito comum tomar portada de elevador... Sempre digo que devemos ter cuidado para não ser atropelado por caminhões, ônibus, carros, motos, bicicletas, chineses e porta do elevador.
-a sinceridade reina. Já ouvi duas vezes: “You are so preety, but you are fat”. Tem que rir e agradecer. Normalmente agradeço no terceiro tom do mandarim... fica um “Thank you?”
-o chão de restaurantes chineses são bem nojentos por que alem de cuspir os ossos nas mesas, eles também cospem no chão.
-mais uma de elevador, que também acontece no metrô e eu já comentei... quando o elevador está chegando no andar que nós estamos, os chineses começam a acumular na porta. Daí quando abre fica aquela muvuca de gente querendo entrar e gente querendo sair.
-fazendo compras no mercado, as pessoas vem até a mim, olhar na cesta o que estou comprando.
-andar de pijamas pelas ruas é super comum. Não só pra ir a loja de conveniência... o pessoal vai jantar de pijama também. Foi hilário ser encarada por um senhor de pijamas carregando uma pasta social.
Algumas observações feitas pelos meus coleguinhas, que eu não percebi:
-poluição sonora de carros/buzinas
-poeira na rua
-cheiro ruim na cidade
5 comments:
Fiquei curiosa, pelo que me lembro, em guarani os gestos com os numeros são muito parecidos se nao iguais.......o 5 e o 10 são a mesma coisa.....Pena seu avô não estar mais aqui para saber se o resto tambem é igual......quem sera que aprendeu com quem???
bjs
Titia Predileta
AMEI AMEI AMEI!!!!
Este post esta SENSACIONALLLLLL!!!
Amo voce!!!
Bjs,
Mari
adorei os comentarios!!!!!!!!
mas ... jk... cá p nós, eita povinho sem noção! Qdo eles vierem c a sincera delicadeza que lhes eh pertinente nao agradeça c sorriso nao! Joselitos! Sabe q se fosse eu já diria: Mas sendo gorda eu emagreço... e vc "lindão" faz o q??? tem q nascer de novo p ver se melhora! ... se te acharem grossa, diga que eh assim q funciona no brasil!
HUmpf
pupelita indignada
A-DO-RO posts como esse, com informações sobre a cultura deles.
Seu estilo "patronizing" os costumes deles é ótimo.
So English!
Você é linda, filha. Se te disserem que você está gorda, sorria angelicamente e responda: "gorda é a mamãe!"
Marcinha,
Em "mais de elevador..." vi a linha 2 do Metrô Rio em horário de rush. Igualzinho...
Cá prá nós, quando a sinceridade reinar, que tal xingar na língua mãe, mas sem esquecer do sorriso, hein?
Bjs
Naninha
Post a Comment