A cozinha chinesa costuma ser dividida em quatro escolas: sul, norte, leste e oeste. São imensas regiões que, por sua vez, quando se trata de comida fragmentam-se em outras menores.
A escola do sul também é conhecida como "cantonesa", tendo origem na província de Guangdong e na sua dinâmica capital, Guangzhou. A peculariedade dessa cozinha é evitar o uso excessivo de alho, azeite e condimentos, com o objetivo de buscar a perfeita combinação de texturas, cores, aromas e sabores. Os cantoneses preferem a comida ligeiramente crua, de forma que sejam mantidas as cores e os sabores naturais.O molho de ostras também é utilizado na cozinha cantonesa, famosa por seus pratos agridoces, como o porco agridoce. A base da escola sulista é o arroz.
Galeto... muito duvidoso...
Na escola do norte são incluídas as áreas do norte do rio Yangtse até a Muralha da China, e se divide, por sua vez, em três grandes estilos de cozinha: Shangdong, Henan e Beijing.A característica mais destacada da gastronomia do norte é o uso de cereais, trigo e milho no lugar do arroz. A influência de mais de um milhão de muçulmanos que vivem nesta zona é percebida através da abundância do cordeiro e da carne de boi na cozinha do norte.
O porco é preparado em pedaços pequenos como recheio de pãezinhos, enquanto os pãezinhos vegetarianos feitos com espinafre também estão entre os favoritos do público.
Na cozinha do norte são utilizados muitos condimentos, como o alho, cebola, sementes de gergelim, azeite, alho-poró e molho doce de feijão. O prato mais famoso da escola do norte é o delicioso pato laqueado.
No caso da escola do leste, que abrange as regiões de Fujian, Jiangxi, Zhejiang e Shanghai, são muitos empregados os vegetais, peixes frescos e mariscos.
Os pratos refogados, ao vapor e ao fogo baixo com molho de soja são os modos mais freqüentes na preparação da culinária local. Outros ingredientes utilizados são o vinagre escuro e o vinho de arroz.
A escola do oeste inclui as províncias de Hunan (onde nasceu Mao Tse-Tung) e Sichuan. Este tipo de cozinha utiliza muitos condimentos, como pimentas fortes, os grãos de pimenta de Sichuan, gengibre, cebola e alho.
Alguns dos pratos de Sichuan, como o mapo dofu, estão entre os mais temperados do mundo, e em apenas um prato se reúnem todos os sabores: ácido, amargo, doce e salgado. A cozinha do oeste é conhecida cada vez mais no ocidente por causa do huoguo (prato cuja preparação dura horas e contém grande variedade de ingredientes, cozidos em um caldo fervente).
Isso tudo acima eu copiei da internet.
Aqui em Shanghai, o que pude perceber é que a comida é extremamente oleosa. Muitos vegetais, mas todos feitos com
óleo. Restaurantes coreanos e taiwaneses em tudo que é canto. E muitas muitas padarias ocidentais com doces lindos com gosto de gordura hidrogenada, pães diversos e pastel de Belém. Chinês adora pastel de Belém. Bem vagabinha... Comida de Sichuan é extremamente apimentada. Eu não aguento comer. Mas aqui também tem os dim sum (foto à direita) que são super gostosos e leve. E tem a surpresa de não saber o que se está comendo...
Sensacional!